O presente texto induz um pensamento reflexivo sobre a esfera comportamental dos candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal, foi feito através de uma pergunta, que foi conduzida por um Tenente temporário do Exército Brasileiro o qual pediu para ser preservado o nome. A Resposta foi dada por um conhecedor da corporação policial militar e grande blogueiro.
A Pergunta:
Amigo, bom dia.
Gostaria de iniciar o texto me apresentando: o meu nome é Tenente. Sou da Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Também sou um dos Aprovados na PMDF 2009/2010.
Desde que soube da feliz notícia na minha aprovação na PMDF, comecei a ler, "viciar" e "depender" do seu blog. Realmente é muito interessante e principalmente reflexivo.
Sabemos que esse último concurso da PMDF veio carregado de inúmeras mudanças, e que principalmente alavancou a implantação do novo plano de cargos da gloriosa instituição militar. Porém tenho pensado em um assunto que gostaria de refletir com você.
Li o texto abaixo e esse tema acomete os meus pensamentos. Então irei utilizar parte desse para introduzir o minha dúvida.
"De advogados a zootecnólogos, de fisioterapeutas a contadores, de administradores a veterinários e de jornalistas a odontólogos, essa será a nova cara da Polícia Militar do Distrito Federal. A instituição passa a contar a partir dos próximos dias de profissionais multidisciplinares capacitados durante meses que irão complementar o quadro de servidores da Polícia". (Adaptado do Texto: A CARA DA NOVA POLÍCIA ESTADUAL BRASILEIRA. Site: http://concursopolicial.blogspot.com).
A partir de 2010, a polícia contará com novas mentes acadêmicas, de jovens inovadores, de profissionais capacitados com até 10 anos de profissão superior. Sendo assim, gostaria de saber como a PMDF utilizará essas pessoas? Apenas no serviço policial, propriamente? Vejo que o novo Comandante da Instituição me parece ser um intelectual, escritor e visionário, quais serão as suas metas para conosco? Tem como prever? A PMDF está preparada para absorver essa nova população com ensino superior e pós-graduação?
Questiono isso, porque no meu entendimento, o Exercito Brasileiro não esta e talvez nunca esteja preparado para receber soldados com esse tipo de instrução acadêmica. Falo isso porque vejo excessos por parte dos Sargentos e Oficiais Subalternos em relação ao modo como tratam os seus subordinados. Será que isso aconteceria se o seu soldado fosse formado em Direito, por exemplo?
E aí, amigo, qual é a sua opinião? E a dos seus colegas PMDF? E a dos oficiais da PMDF?
Obrigado.
A Resposta:
Caro Tenente, a transição necessária para receber essa nova turma já ocorreu. Ter nível superior dentro da PMDF não é novidade é uma realidade. A transição iniciou em 1999 quando ocorreu o primeiro Concurso de nível médio e já tivemos 50% dos ingressos como nível superior, eu era um dos que não tinha, e já tenho uma graduação completa, uma incompleta e uma pós. Temos vários soldados mestres e alguns fazendo doutorado, inclusive fora do Brasil (Equador, Paris e não lembro o outro lugar).
O segundo Concurso de nível médio, quebrou paradigmas quando entraram mais de 70% dos aprovados com nível superior. Não tenha dúvida de que serão utilizados como soldados (elementos de execução) nos primeiros dois anos. Somente depois poderão ser utilizados de acordo com alguma habilidade. Aqui temos várias empresas dentro de uma. Essa semana mesmo, fui atendido por uma doutora na policlínica (nutricionista) que é soldado. Verá muitas coisas diferentes. Tudo depende da forma como a pessoa se porta, se for arrogante, terá o que merece. Se for humilde terá todo apoio da Corporação. Aqui é bem diferente das Forças Armadas. Ainda temos R2, mas o tempo deles está contado. A turma de Academia irá assumir nos próximos cinco anos.
O Cenário não é ruim, vocês irão contribuir para sua melhora, pelo menos acredito nisso, mais vejo muitos retrogrados ao ler o site de vocês. Aqui já não tem alguns pensamentos que vejo lá há muito tempo.
Será uma surpresa pra vocês. Lembrando que o Curso é somente TEATRO DE OPERAÇÕES... Rsrs
abraços
Muito bom o seu blog, Sabbatini!
ResponderExcluirGostaria de postar partes do seu conteúdo no meu blog. Posso?
Abraço
Oi Leonardo Sant'Anna, fique a vontade para copiar o quanto quiser... leio sempre seu blog, acho muito bom tbm...
ResponderExcluirgrande abraço!