Pesquisar no Blog do Sabbatini

quinta-feira, 25 de março de 2010

Pedido de reajuste para a Segurança Pública chega ao Planalto

Not'icia vinculada ontem no Correio Brasiliense:
Link: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/24/cidades,i=181632/PEDIDO+DE+REAJUSTE+PARA+A+SEGURANCA+PUBLICA+CHEGA+AO+PLANALTO.shtml

O aumento salarial dos servidores da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal depende agora da Presidência da República. O Governo do Distrito Federal (GDF) encaminhou na última sexta-feira à Casa Civil proposta de reajustes totais de 33% para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O valor, definido na semana passada em reunião realizada entre o governador em exercício do DF, Wilson Lima (PR), e representantes sindicais, prevê percentuais de elevação nos pagamentos para os próximos três anos.

A partir do recebimento da sugestão de crescimento salarial, abre-se a contagem regressiva para a aprovação do reajuste. A proposta precisa ser analisada pelo Ministério do Planejamento e votada pelo Congresso Nacional antes do início da corrida eleitoral. “Começa agora um trabalho nos bastidores para que tudo corra o mais rápido possível, pois o reajuste não pode ser aprovado durante a campanha eleitoral de 2010, aberta a partir de julho”, explicou o deputado federal Laerte Bessa (PSC-DF), que participou das negociações de aumento para as três categorias.

Antes de ser encaminhada ao Congresso, porém, o Ministério do Planejamento irá refazer as contas feitas pelo governo local e conferir se não ferem a Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso porque o dinheiro sai do Fundo Constitucional do Distrito Federal, criado em 2002 e composto por recursos da União repassados para as unidades da Federação. Com a aprovação, a luta fica por conta de submetê-la a votação por meio de medida provisória (MP) ou projeto de lei (PL). A preferência é pela primeira, uma vez que tem efeito imediato depois de sancionada.

Para o capitão Rômulo Flávio Mendonça Palhares, diretor de Articulação Política da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do DF, a aprovação do aumento salarial representaria uma vitória na reestruturação da carreira da Polícia Militar do DF. “Esperamos que seja tudo rápido e por meio de uma MP. Será uma conquista do Fórum de Associações de Oficiais e Praças da Polícia Militar”, afirmou. A PM não teve reajustes em 2009. A Polícia Civil recebeu 3%. Os aumentos deverão beneficiar cerca de 37 mil funcionários da segurança pública da capital do país, entre ativos e inativos.

2 comentários:

  1. Olá Sabatini, bacana o andamento da proposta de reajuste salarial, agora é torcer...
    Em tempo, o que teria acontecido ao fórum de discussão do site aprovadospmdf2009, que misteriosamente foi abandonado?
    abraço e continue

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei dizer o que esta acontecendo, não tenho tanto contato como tinha anteriormente com a comissão.... andam meio sumido!!!!
    Mas com certeza tiveram algum motivo, até onde pude conhecer essas pessoas, são pessoas motivadas a que esse concurso nosso aconteça da melhor maneira possível!!!
    Abs... Unidos somos mais fortes... vamos continuar aqui, firme e forte nessa luta, e continue lendo o blog, estou aberto, a críticas, sujestões, o que vier ta vindo, rsrs!!!

    ResponderExcluir