Pudemos acompanhar ultimamente os movimentos de mudança que estão ocorrendo na PMDF, graças a trasparência do nosso cmt-geral da PMDF, Cel Martins.
Dentre essas mudanças, o tão aguardado novo Regulamento Disciplinar, que por hora muda muitas coisas, tornando o Regulamento mas moderno, mas também peca no sentido de realizar uma verdadeira grande mudança no seio da instituição policial militar do Distrito Federal.
Foi publicada uma crítica de suma importância pelo nosso nobre Sd. Aderivaldo, em seu blog Policiamento Inteligente, no qual posto na íntegra:
Hoje foi divugado a tropa o projeto do NOVO REGULAMENTO DISCIPLINAR, que irá substituir o RDE (Regulamento Disciplinar do Exército).
Temos a oportunidade de fazer algo inovador, mas cometemos os mesmos erros. Temos a oportunidade de criar um código de conduta e ética policial, mas fazemos uma cópia do RDE, acrescido de “enchimentos” oriundos da PM de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com grande tradição de “arrochadores”.
Acredito que a polícia está se preparando para os novos tempos. Como teremos elementos cada vez mais pensantes, é necessário endurecer o sistema para poder controlar os possíveis “questionadores”. Quando o PODER DO CONHECIMENTO começa a sobrepor é necessário fortalecer o PODER INSTITUCIONAL. Um perigo para nós que estamos na BASE DA PIRÂMIDE! Temos que ficar atentos para essas mudanças!
Poderíamos nos basear no código de deontologia francês, país do qual nosso modelo de polícia é originário ou até mesmo os códigos de ética (conduta) da Força Nacional, fazendo adaptações, e tantos outros, mas optamos em nos prender no modelo que cobra eminentemente questões do MILITARISMO. Deixando de lado o que realmente importa para a comunidade, que a conduta práticada na rua!
Infelizmente é apenas uma roupagem “nova” para velhos termos! Um grande engôdo, uma grande falácia!!
para acessar o Regulamento, entre no link: http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=5352
Grato pela atenção caro leitor
Sabbatini
Nenhum comentário:
Postar um comentário