Retirei do Blog Diário de um Policial Militar, já antevendo a questão do CFO - PMDF que irá começar no primeiro semestre de 2011. Aos candidatos ora inscritos ou que irão se inscrever, poderão começar a ter uma noção de como é a rotina no CFO, e sobre o regime adotado no mesmo.
"O tema do artigo científico é “O Regime de Internato e sua Influência no Desempenho Escolar dos Alunos da Academia de Polícia Militar D. João VI”.
Este trabalho investiga a possível influência do regime de internato da APM D. João VI a partir das opiniões e depoimentos dos próprios alunos.
Foram realizadas quinze entrevistas com alunos dos três anos do Curso de Formação de Oficiais (seis do 1º ano, quatro do 2º ano e quatro do 3º ano). Os dados foram colhidos a partir das categorias “avaliação pessoal da validade do regime de internato na APM D. João VI” e “percepção da influência do internato no desempenho escolar dos alunos oficiais”.
Alunos oficiais do 1º são os que mais têm repulsa ao regime de internato
Os alunos oficiais do 2º e 3º anos destacaram os prós e os contras do regime de internato da APM D. João VI, ao passo que os alunos oficiais do 1º ano (com a exceção de um deles) somente destacaram os aspectos que para eles seriam negativos do regime de internato. Porém todos reconheceram a necessidade do internato, pelo menos num primeiro momento da vida escolar do aluno oficial: assim que entra para APM D. João VI até sua efetiva matrícula (período de adaptação).
Opostos aos alunos do 1º ano entrevistados, os alunos do 3º ano foram os que mostraram menor repulsa ao regime de internato, de modo que é possível estipular o nível de repulsa ao internato numa graduação crescente que começa do 1º ano (maior repulsa), passa pelo 2º na (média repulsa) e vai até o 3º ano (baixa repulsa).
“Pimenta nos olhos dos outros é refresco”
É interessante notar que para os alunos entrevistados, a validade do regime de internato só cabe até o ano anterior ao seu. Os alunos do 1º ano entrevistados, de forma geral, acham que o internato só cabe no período de adaptação, e durante o resto do CFO deveriam ficar submetidos a um regime de semi-internato (licenciamento todos os dias da semana). Já os alunos oficiais do 2º ano entrevistados acham que o internato cabe ao 1º ano do CFO e o 2º e o 3º anos do CFO deveriam ficar submetidos ao semi-internato. Já para o 3º ano, o internato cabe tanto aos 1º e 2º ano do CFO, e somente o 3º ano deveria estar submetido ao semi-internato. Ou seja, para os alunos oficiais, “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.
Para a maioria, o internato é “um mal necessário”
Nos entanto, todos os alunos oficiais ouvidos falaram do desconforto que é ficar de internato, mesmo os que falaram do regime de internato como algo necessário e estratégico para a Polícia Militar. Para os que viam o internato mais positivamente, ele é um “mal necessário”.
O Internato e o desempenho escolar dos alunos oficiais
Quanto à percepção dos alunos oficiais entrevistados a respeito da influência do internato no desempenho escolar, a crença de que o Internato seria capaz de fazer os alunos focarem-se mais nas atividades escolares, o que melhoraria o desempenho escolar dos mesmos, não foi unanimidade. Somente três, dos quinze alunos oficiais (um de cada ano), declararam que o internato influencia positivamente no seu desempenho escolar, porque permite que “se concentrem mais no estudo”.
Para nove dos quinze alunos oficiais, o internato teria o efeito contrário: atrapalharia a concentração dos alunos nas atividades escolares, pois o ambiente da APM D. João VI seria “estressante” e não era o ambiente mais favorável para um estudo com qualidade (o ambiente mais favorável eleito foi a própria casa). Outro argumento muito forte foi a questão do tempo. O aluno oficial num regime de semi-internato teria mais tempo para estudar, já que não estaria submetido ao cumprimento obrigatório dos horários relativos aos alunos de internato (jantar às 18h e revista do recolher às 20:00h) e poderia ser “senhor do seu próprio tempo”, fazendo a sua própria gestão do tempo, com flexibilidade e de acordo com suas próprias necessidades. Outro argumento apresentado foi que diante da impotência do aluno oficial para resolver seus problemas extra-muros ficaria com uma ansiedade tal que o impossibilitaria de concentrar-se nos estudos
Voltando a questão do tempo, ou da falta dele, apresentado pelos alunos que vêem o internato como um impecilho na busca pela qualidade dos seus estudos, foi um argumento apresentado por cinco dos seis alunos do 1º ano. A rotina incessante foi apontada como cansativa e desmotivadora para o estudo.
Dos quinze alunos oficiais, três não tomaram partido sobre a influência negativa ou positiva do internato no desempenho escolar. Disseram ser algo muito relativo e que dependeria mais da atenção e disposição do aluno para as atividades escolares do que propriamente do regime a que estão submetidos.
Todos os alunos oficiais que avaliaram a o regime de internato na APM D. João VI de forma positiva, quando inquiridos como o internato influenciou ou influenciaria no seu desempenho escolar, manifestaram-se com o internato influenciando de forma positiva. A mesma fidelidade de idéias aconteceu com os que avaliaram o internato da APM D. João VI de maneira negativa, que, quando inquiridos como o internato influenciou ou influenciaria no seu desempenho escolar, manifestaram-se com o internato influenciando de forma negativa. Somente para um dos entrevistados, um aluno oficial do 3º ano, o internato não influencia positivamente ou negativamente em seu desempenho escolar.
Considerações finais
Estes padrões de discurso de acordo com os anos dos alunos oficiais entrevistados apontam para uma comprovação da institucionalização crescente dos alunos oficiais no decorrer dos três anos e mostra a “evolução”, tida como “nível de amadurecimento”, no modo de ver o internato na APM D. João VI: conforme os anos passam, os alunos ficam mais afinados com o discurso oficial e, por isso, menos opositores ao regime de internato.
Olá amigos! Achei muito interessante a matéria, e gostaria de saber como está sendo o regime de internato e semi-internato na APMB, como será nessa próxima turma, que entrará desse concurso q está aberto, já que mudou um pouco o perfil do candidato, q sendo de nível superior, passou mais a profissional do q a estudante, pessoas de mais idade e até casadas.
ResponderExcluirAguardo resposta.
Abraços!