Acredita-se que um dos principais contratempos para que se consiga fazer mudanças culturais numa Organização, seja ela civil ou militar, é a desconsideração por parte de sua cúpula e da complexidade que envolve estas mudanças culturais. Isto também acaba sendo parte de uma estratégia de persuasão, seja consciente ou não, pois a ideologia na qual se assenta a mudança numa organização, entende o homem de forma bastante instrumental, como uma máquina que pode ser programada e reprogramada conforme o desejo dos detentores do poder, o que os leva considerar a mudança cultural apenas como uma reprogramação, acarretando uma visão bastante “míope” da questão e tornando-se solo fértil para sérios problemas.
Para que haja assim uma construção de uma cultura organizacional na instituição militar, destaco dois processos fundamentais:
- O processo de formação policial dever ser compreendido, assim como a própria instituição, como sistemas sociais abertos, orgânicos e articulado com o universo de atores sociais afins (universidades, ONG, comunidade, etc.), de modo a propiciar ao profissional de segurança pública uma visão holística da sociedade, das suas diferentes relações humanas e diversidades culturais e seus significados, numa perspectiva construtivista, histórica e crítica.
- Outro ponto, o processo de Informação: Otimizar o modelo de gestão compreende a correta utilização da informação, como ferramenta imprescindível ao trabalho policial, que deve ser coletada, tratada e analisada de maneira científica, com vistas a sua aplicabilidade nas atividades de planejamento, coordenação e controle operacional. Seu principal ambiente de difusão é a prática da instrução, seja como atividade de manutenção, preleção ou treinamento em serviço. Em sintonia com este processo, para vislumbrar isso dentro da PMDF, acreditamos que os primeiros passos, mesmo que pequeno, já estão sendo dados nesse sentido de otimizar o modelo de gestão. No dia 10 de fevereiro, foi publicado no site da PMDF, um texto que versa sobre a melhoria na gestão da instituição, o qual segue na íntegra:
Melhoria da Gestão
10/2/2010 23:24:00
A Polícia Militar do Distrito Federal, preocupada em proporcionar um serviço policial de maior qualidade para a sociedade do Distrito Federal, contratou duas consultorias para o auxílio no desenvolvimento de projetos nas áreas de planejamento estratégico e melhoria da gestão.
Projeto de Implantação do Sistema de Gestão Estratégica da PMDF - Com a contratação da empresa Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática LTDA, a solução proposta é a de dotar a PMDF de um processo completo de gestão estratégica, que contemple todas as fases de apoio à tomada de decisão, de forma integrada no campo da segurança pública. Dentre as atividades previstas no projeto estão:
· Consultoria para a elaboração de cenários prospectivos, desenvolvimento e implantação do plano estratégico da PMDF;
· Fornecimento de softwares de apoio (PUMA, LINCE e JAGUAR);
· Treinamento de policiais militares para continuidade dos trabalhos;
· Consultoria para a elaboração de indicadores de desempenho estratégico.
A metodologia escolhida pela Corporação é a de planejamento estratégico por cenários prospectivos, apoiado pelo Método Grumbach. Tal método é empregado com sucesso em diversas organizações de governo, e em empresas do setor privado nacional, figurando dentre estas as seguintes:
· Ministério Público do Trabalho (MPT);
· Ministério Público do Estado de Goiás (MP GO);
· Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE / PR);
· Estado-Maior do Exército;
· Departamento de Polícia Federal;
· Banco do Brasil S.A.;
· Tribunal de Contas da União.
O projeto de Implantação do Sistema de Gestão Estratégica é desenvolvido por um grupo de trinta policiais militares, sob coordenação do Estado Maior da PMDF, tem a duração de doze meses, e atualmente encontra-se na fase de diagnóstico estratégico do sistema.
Projeto de Melhoria da Gestão Pública da PMDF - Este projeto conta com a orientação e assessoria da Fundação Getúlio Vargas para apoiar a PMDF na avaliação de seu modelo organizacional, e também, na elaboração do Plano de Melhoria da Gestão. São objetivos específicos deste projeto:
· Contribuir para a melhoria dos padrões de trabalho e das práticas de gestão da PMDF que visem a resultados eficientes e eficazes para sociedade;
· Fornecer subsídios para a tomada de decisão sobre os processos gerenciais da PMDF;
· Possibilitar a integração, compartilhamento e disseminação de conhecimentos;
· Orientar sobre a implementação dos processos gerenciais que levem à melhoria contínua da gestão.
O modelo utilizado será baseado em princípios e fundamentos de moderna gestão pública, como o da excelência dirigida ao cidadão, gestão participativa e estabelecimento e consecução de metas institucionais e criação de canais efetivos de participação do cidadão nas decisões e na avaliação dos serviços prestados pela PMDF.
Na primeira etapa do projeto, a FGV, apoiada por um grupo de trinta oficiais e praças da PMDF, e sob gerenciamento do Estado Maior da PMDF, desenvolverá uma apuração, análise e diagnóstico das atividades desenvolvidas pelas unidades da PMDF.
A segunda etapa consiste no assessoramento para a elaboração do Plano de Melhoria da Gestão da PMDF. Tal plano será um instrumento de gestão constituído de metas e ações estabelecidas a partir de uma auto-avaliação, voltada exclusivamente para a melhoria do sistema de gestão da PMDF, de forma que aumente a efetividade da organização.
No final desse processo o diagnóstico trará os principais pontos que ajudarão na otimização da gestão organizacional dentro da Polícia Militar do Distrito Federal, e assim, a Instituição oferecerá um serviço cada vez melhor para toda a população.
Polícia Militar do distrito Federal
Muito mais que segurança
Mas não obstante, verificamos que muito ainda precisa ser feito, principalmente na área cultural, onde deve trabalhar as idéias e transformar culturas antigas ainda nas cabeça de muitos praças e não somente vislumbrar a cúpula da instituição.
Claro que toda mudança gera preocupação, desconfiança, medo nas pessoas, mas em um ambiente mutável o crescimento organizacional toma proporções que podem se chegar a excelência organizacional através do aprendizado e da sinergia empregada para as melhorias.
O “final” dessa história é na verdade a tão sonhada desmilitarização, mas não uma desmilitarização imposta pelo governo ou pela cúpula da PM, mas uma desmilitarização criada por uma mudança cultural na cabeça de praças e oficiais, onde por fim a desmilitarização formal será apenas mero detalhe burocrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário