Pesquisar no Blog do Sabbatini

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PMs e BMs do DF decretam Estado de Greve e "Operação Tartaruga"


Roberta Machado
Almiro Marcos

Publicação: 15/02/2012 21:32 Atualização: 15/02/2012 22:34



Os praças (policiais de patentes mais baixas) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros do DF (CBDF) aprovaram na noite desta quarta-feira (15/2) o início de uma operação padrão (tartaruga) e de estado de greve desde o início da madrugada de quinta-feira (16/2). A decisão foi tomada em assembleia geral dos policiais na Praça do Relógio, em Taguatinga, onde estiveram presentes cerca de 10 mil militares, conforme estimativas da própria PM. 

Os militares cobram, entre outros pontos, reestruturação da carreira e equiparação salarial com a Polícia Civil. O principal sentido da operação tartaruga é atrasar os serviços de segurança pública. As principais medidas anunciadas são cobrar a presença de uma viatura da Polícia Civil no local do crime de cada ocorrência atendida e fazer com que os carros da PM só se desloquem conforme a velocidade permitida na via (independente da gravidade da ocorrência). Além disso, todas as autuações de trânsito que eram feitas pelos militares estão suspensas.

O estado de greve aprovado, na verdade, não tem sentido prático. Ele é a exigência legal antes do indicativo de greve em si para categorias que têm garantia desse tipo de movimento. O problema é que a Constituição Federal veda que as forças de segurança façam ações grevistas. “Se eu falar que é legal constitucionalmente, não é. Mas a Constituição não veda nosso direito de reivindicar... 
Leia mais em:

5 comentários:

  1. Os Policiais Militares e Bombeiros Militares do Distrito Federal são altamente profissionais, estão sendo ignorados pelo governo. Eles merecem um tratamento melhor por parte dos governantes.

    aproveito aqui a oportunidade para dizer que não só eles, mais também a categoria da educação e da saúde, todos estão com salários bem defasados e com condições de trabalho precárias.

    O governo deve se atentar para isso, pois, se omite quando é cobrado.

    Francisco.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente este governo é farcista,pois, esta gastando milhões em propaganda na tv e a realidade da saúde, educação, e segurança publica é outra. Estamos vivendo um caos geral.Só assistimos nos noticiários denúncias de corrupção.Acredito que o fim desse governo esta próximo.A reivindicação da PM é justa e devida. Se prometeu, que cumpra o prometido.Dia 2 de março esta próximo e a reunião será ainda maior. Todos juntos e unidos por um único ideal,o respeito a nossa classe.

    ResponderExcluir
  3. MEUS AMIGOS ESTAMOS TRATANDO COM PIOR GOVERNADOR DO PAIS SEGUNDO PESQUISA,ESSE TAL TEM 86% DE REPROVAÇÃO AQUI NA CAPITAL AI FICA DIFÍCIL DE NOS ATENDER,MAIS O TEMPO DELE VAI PASSAR.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado é que o PT sempre si fez de vítima, dizendo que veio da classe trabalhadora... bla bla bla bla.

    E agora mostra sua verdadeira face.

    Dilma, a ex-guerrilheira e assaltante de banco.

    Agora chefe da quadrilha PT, Ela, Dirceu, Palocci, agnulo...

    ResponderExcluir
  5. SE o governo tivesse boa vontade e interesse em cumprir com as suas ob rigaçoes nos primeiros dias de governo,o mesmo teria criado um soldo unico para os pms e bms nao inferior a10 salarios minimos e nao essa vergonha que esta ai um soldo de SD e CB ser o valor do salario minimo.Nos policiais e bombeiros do DF nao somos os mais bem pagos do pais,e sim os governos dos estados e que pagam muito mal os seus policiais e bombeiros.So um exemplo o aluguel mais em BSB e de 750,00 barraco de fundo numa localizaçao nao apropriada para os profissionais de segurança.Cabe as autoridades ter vergonha na cara e os nossos representantes sentarem com o governo e liberarar a verba para pagar um salario digno a todos nos,pois a copa das confederaçoes.as olimpiadas e copa do mundo estao bem proximas e os pms e bms precisam de soluçao ja vamos luta ,sem danos ao patrimonio,sem xingamentos e sem agressoes,com responsabilidades e seriedade e muita paz e tranquilidade,ate a vitoria,um abrço a todos SGT.Rubro-Negro

    ResponderExcluir